como age a psilocibina

Como age a psilocibina?

Existem mais de 200 espécies de fungos catalogados com psilocibina (C12H17N2O4P) e psilocina (4-HO-DMT). Essa dupla de componentes psicoativos são partes de um complexo de triptaminas, e farmacologicamente, são similares à dietilamida do ácido lisérgico (LSD) e a outros alcaloides naturais como a dimetil triptamina (DMT) e a mescalina.

Quando a psilocibina é ingerida, o corpo humano a metaboliza em psilocina, que por sua vez, se liga aos receptores de serotonina do cérebro, atuando de maneira agonista parcial e iniciando uma resposta fisiológica.

A serotonina é estruturalmente similar à psilocina, e é o composto fonte de toda a sensação de alegria e bem-estar. Como um neurotransmissor, a serotonina também ajuda a transmitir mensagens de uma parte do cérebro para outra. Recentes pesquisas científicas observaram que a sobrecarga sensorial que acontece durante uma jornada com cogumelos mágicos é decorrente do fato da psilocina deixar o cérebro hiperconectado, e assim permitindo uma maior e melhor comunicação entre partes do cérebro que normalmente não se interligam. Dessa forma, acontece uma reorganização entre as conexões cerebrais, e também, o fortalecimento de conexões fracas.

Essa reorganização das conexões do cérebro permite que o indivíduo escape de ruminações excessivas e distancie um pouco o hiper foco de pensamentos repetitivos.

⚠️ Esse conteúdo tem intenção de disseminar estudos e pesquisas e não de incentivar auto-medicação. Procure um profissional para te acompanhar, caso sinta necessidade de usar essa alternativa.

REFERÊNCIAS:

Leia também: “Outros princípios ativos dos Cogumelos Mágicos”

Aprenda muito mais com o curso completo Tudo Sobre Cogumelos Psilocibes

1 comentário em “Como age a psilocibina?”

  1. Pingback: Microdosagem de Psilocibina: Saúde Mental e Cognição – Cogumelo Consciência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *