Os protocolos mais recentes de microdosagem de cogumelos, particularmente aqueles contendo psilocibina, incluem abordagens amplamente adotadas e baseadas em diferentes objetivos, como o bem-estar mental, a criatividade ou tratamentos terapêuticos.
O campo de estudo dos cogumelos psicoativos ainda está se desenvolvendo, e muitos institutos na Europa, América do Norte e alguns profissionais no Brasil estão testando a melhor maneira de se obter os benefícios. Muitas evidências ainda são anedóticas, mas esses estudos estão começando a oferecer uma base científica para os efeitos positivos, como melhora da neuroplasticidade, aumento da criatividade e potencial alívio de sintomas de transtornos mentais.
veja tambem: microdosagem de psilocibina melhorando a saude mental e cognicao
explorando os possiveis beneficios fisicos da microdosagem de cogumelos magicos
beneficios mentais da microdosagem de cogumelos psicodelicos
Atualmente, existem alguns protocolos de microdosagem sendo pesquisados. Eles normalmente são feitos durante um ciclo de 4 a 8 semanas, com 2 a 4 semanas de intervalo entre ciclos. O período sem microdose é importante para que o cérebro se adeque às novas conexões criadas. Porem existe um protocolo que não segue essa recomendação, o protocolo contínuo.
A d0se ideal varia de pessoa pra pessoa, e muitos recomendam começar com 0,1g e aumentar gradualmente até encontrar o nível ideal, que seja “sub-perceptível”.
Importante ressaltar que esses cogumelos são considerados seres divinos por muitas sociedades, e que não devem ser tomados como remédios alopáticos, com o objetivo de se suprimir sintomas. Mas sim, como uma ferramenta para o autoestudo e o desenvolvimento de questões que adoecem o ser. Recomenda-se refletir sobre os efeitos sentidos, e se possível, manter um diário para monitorar o humor, os níveis de energia e clareza mental e avaliar os efeitos duradouros.
Embora a microdosagem seja considerada segura para a maioria das pessoas, efeitos colaterais leves, como fadiga ou dor de cabeça, podem ocorrer. Se os efeitos negativos persistirem, recomenda-se interromper o uso.
Para quem considera a microdosagem, é fundamental se informar sobre as leis locais e, se possível, consultar um profissional da saúde, especialmente em casos de transtornos psicológicos.
Os protocolos são:
– Protocolo contínuo
– Protocolo Paul Stamets
– Protocolo Microdose Institute
– Protocolo James Fadiman
– Protocolo NightCap
– Protocolo Intuítivo
– Protocolo 2 dias por semana

Pingback: Protocolo Contínuo – Cogumelo Consciência
Pingback: Protocolo de Microdosagem do Microdosing Institute (MDI) – Cogumelo Consciência
Pingback: Protocolo 2 Dias por Semana para Microdosagem de Cogumelos Mágicos com Psilocibina – Cogumelo Consciência
Pingback: Protocolo Stamet’s para Microdosagem de Cogumelos Mágicos com Psilocibina – Cogumelo Consciência